translate / traduire:    English    Français   

CLIQUE AQUI PARA VER OS CASTELOS NUM MAPA DETALHADO CASTELOS E FORTALEZAS DE PORTUGAL
versão 1.1.4 (12/OUT./2007)


 Descarregue o ficheiro AQUI >> (112 Kb)
 opção para TomTom: EXTRAS >> (53 KB)

:: CONTEÚDO

Este ficheiro contém as coordenadas geográficas de 396 pontos interesse de castelos (180), fortes, fortalezas, torres, castros, citânias, praças e construções fortificadas de Portugal Continental (216) em cinco formatos:
1) OziExplorer: “Castelos_e_Fortalezas_de_Portugal.WPT”
2) TomTom Navigator (três ficheiros): “Castelos_e_Fortalezas_de_Portugal.OV2”, “Castelos_e_Fortalezas_de_Portugal.BMP” e “Castelos_e_Fortalezas_de_Portugal.OGG
3) Garmin MapSource: “Castelos_e_Fortalezas_de_Portugal.GDB”
4) GPX XML: “Castelos_e_Fortalezas_de_Portugal.GPX”

5) Google Earth: “Castelos_e_Fortalezas_de_Portugal.KML”

Os dados fornecidos pretendem ser exaustivos para os “Castelos” (isto é, aspira-se a incluí-los todos). Para os “fortes” e construções fortificadas apenas os mais representativos são indicados.

Uma lista das alterações introduzidas em cada versão pode ser encontrada no ficheiro "LISTA_DE_MODIFICACOES.txt".

Os termos da licença de uso e distribuição constam no ficheiro "LICENCA.txt" .

 

:: PRECISÃO DAS COORDENADAS

As coordenadas foram obtidas a partir da pesquisa manual nas cartas militares do IGEOE à escala 1:25000; a precisão depende: 1) da qualidade de elaboração das cartas; 2) da qualidade da calibração das cartas. Na generalidade dos casos, no entanto, é de admitir que seja superior a uma dezena de metros.
Para os “Castelos”, sempre que indicada na carta, optou-se como método por fornecer a localização da torre de menagem.

 

:: NOTA IMPORTANTE SOBRE A INDICAÇÃO “(?)”

A lista dos castelos inclui praticamente a íntegra dos inventariados pelo IPPAR e pela DGEMN, conforme os dados disponibilizados nos respectivos sítios, mais 32 obtidos de diversas fontes; processo análogo para os castros, fortes, fortalezas e torres.

É no entanto importante notar que o “interesse turístico” e mormente o estado de conservação são variáveis, sendo que nalguns casos se trata de meros vestígios ou elementos dispersos (fundações, uma porta, um pano de muralha…).

Quando é sabido e seguro que próximo existem ruínas de um castelo ou forte mas não foi possível encontrar a sua indicação precisa nas cartas militares foi adicionada a indicação “(?)” a seguir ao nome (aprox. 90 casos). Nestes é possível, mesmo provável, que a edificação diste até algumas centenas de metros - quiçá um par de quilómetros numa dúzia de casos - das coordenadas fornecidas. Tendencialmente, na maior parte, serão também os monumentos menos bem conservados.

Caso visite um destes e ou detecte qualquer erro pede-se o favor de, sendo possível, retirar as coordenadas precisas e enviar a informação por e-mail para: hvalentim@gmx.net, para que se proceda à sua correcção/actualização. Sugestões para novas adições são igualmente bem vindas.

 

:: TOMTOM NAVIGATOR: INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO E USO

Usando o software apropriado copie os TRÊS ficheiros ("Castelos_e_Fortalezas_de_Portugal.OV2", " Castelos_e_Fortalezas_de_Portugal.BMP " E “Castelos_e_Fortalezas_de_Portugal.OGG”) - sem lhes alterar o nome - para a pasta no seu dispositivo móvel onde está instalado o Mapa do TOMTOM (por exemplo: \SD-MMC card\ES_and_PT_plus_major_roads_of_WE).

Uma vez instalados pode subsequentemente usar os "Castelos e Fortalezas de Portugal" com as mesmas funcionalidades de qualquer outra categoria de Ponto de Interesse (abreviado "PI" ou "POI") no TOMTOM. Por exemplo:
a) Para activar/desactivar a exibição no mapa dos Castelos use:
menu "Alterar preferências" -> "Activar/desactivar PIs" -> "Castelos e Fortalezas de Portugal”
b) Para, num dado instante, ver os castelos/fortalezas mais próximos de si use a opção: menu "Navegar até" -> "Ponto de Interesse" -> "PI próximo de si" -> " "Castelos e Fortalezas de Portugal".
c) Para activar um sinal de aviso sempre que passar a X metros de um castelo ou fortaleza use: menu "Alterar preferências" -> "Gerir PIs" -> "Avisar da Proximidade" ->  Categoria "Castelos e Fortalezas de Portugal" -> escolher a "distância" em  metros et cetera...

 

:: ADVERTÊNCIA & SUGESTÃO GENÉRICA PARA UM USO MAIS EFICIENTE

Nenhum software de routing (i.e., de apoio à navegação com instruções gráficas e por voz) dispensará jamais o condutor da utilização das respectivas faculdades. Não tendo sido pensado para ser exclusivamente usado dessa forma, este trabalho surge no entanto num instante em que os modelos para tal fim abundam no mercado e conhecem um crescendo de utilizadores. Para estes, julgamos assim importante reforçar/deixar claro o facto de que, pelo próprio método de elaboração, não se pretende nem é possível fornecer as coordenadas da "porta de entrada" em ou do melhor acesso a cada fortificação; tão somente se pretende fornecer a localização seja, relativamente ao perímetro, do seu ponto central, seja, quando exista, da sua torre de menagem - o que, dependendo da dimensão da edificação e da natureza do terreno circundante de um lado e do comportamento do software de navegação e do nível de detalhe e precisão dos mapas nele empregues, do outro, implicará sempre, naturalmente, que o condutor-visitante não abdique nunca, na aproximação final, de se manter atento e usar os seus próprios meios e sentidos para descortinar o ponto de estacionamento e o acesso mais adequados (ver ainda a nota supra sobre a indicaçðo especial "(?)").

 

:: AGRADECIMENTOS & CRÉDITOS

. Ao Paulo Martins, pela calibração das cartas.
. Aos IGEOE, DGEMN e IPPAR e respectivos técnicos, sobre cujo trabalho base o nosso próprio se tornou possível.
. À equipa do GPSBabel.
. Ao A. Oliveira, pelos avisos sonoros.
. Aos, por ora poucos, utilizadores que tiveram a bondade de nos fornecer feedback.
. Os dados altimétricos são os publicamente disponibilizados pela NASA.

 

Bons passeios!
HUGO D. VALENTIM
hvalentim@gmx.net